No Brasil, números de casos de COVID-19 cresce cada vez mais, devido a isso, é importante as pessoas tomarem os cuidados necessários para se prevenir e evitar o contágio. No mundo, são mais de 2 milhões de pessoas infectadas, o novo coronavírus se espalha rapidamente e, geralmente, é transmitido quando o doente não apresenta nenhum sintoma.
O vírus é contraído através de tosse ou espirros, levar a mão à boca, nariz ou olhos sem antes de higienizá-los.
Além disso, os profissionais da saúde enfrentam essa doença e correm mais riscos de serem contaminados. Contudo, medidas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS), são de extrema importância para evitar a contaminação do coronavírus.
Em geral, além dos cuidados de prevenção, a população e os profissionais da saúde, também, tem que estar atento aos cuidados na saúde mental, pois, boa parte da população estão em isolamento e os profissionais trabalhando de forma excessiva, neste caso, causa ansiedade, medo e depressão no indivíduo.
Veja a seguir, dicas de como evitar a contaminação do coronavírus e como são os processos dos profissionais de saúde para evitar a transmissão da doença.
Lave as mãos
A principal dica é lavar as mãos, é recomendado lavar após usar o banheiro, ingerir alimentos e chegar em casa. O ideal é lavar com o sabão líquido, cerca de 10 a 15 segundos para garantir que o vírus e bactérias saem. Pode também fazer uso do álcool em gel (70%).
Higienize as embalagens
Os produtos que são comprados nos mercados devem ser lavados com água e detergente. Principalmente lavar as frutas e verduras sob a água corrente, até porque os produtos são passados pelas mãos dos funcionários do estabelecimento, que possivelmente, até outros clientes em que às vezes pegam e não levam, por isso podem estar contaminados.
Evite aglomerações
Procure evitar o máximo de aglomeração, seja em bancos, supermercados, transportes públicos e outros. Fique em casa, mas, caso isso não seja possível, tenha um álcool em gel na bolsa e use máscaras, principalmente se você apresenta problemas respiratório, doença cardíaca e diabete. Além disso, é recomendado ficar pelo menos 1 metro de distância das pessoas. Também ao tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com um lenço ou com o cotovelo.
Entre na sua casa sem sapatos
É possível que os calçados sirvam de transportes para o vírus. É recomendado, deixá-los do lado de fora da casa, se possível, separe um calçado para quando for sair. Também, caso não saia tão cedo, pode entrar com ele nas mãos e levá-los a lavanderia para limpar.
Tome um banho ao chegar em casa
Outra recomendação para evitar a transmissão do vírus, ao chegar em sua residência, colocar as roupas direto no cesto de peças sujas. Em seguida, tome um banho, procura evitar antes do banho colocar as mãos no rosto ou até mesmo nos móveis da casa. E claro, lavar bem as mãos com água e sabão.
Rotina dos profissionais da saúde
Os profissionais da saúde estão expostos aos riscos do novo coronavírus, por estarem em proximidade com pacientes com suspeitas e confirmados de Covid-19, devido a isso, é importante realizar o uso de equipamento de proteção individual (EPI). Neste caso, são utilizados, máscara cirúrgica, gorro, luvas, dependendo do caso, óculos e/ou viseira facial, capote impermeável. Após o uso, deve lavar bem as mãos com sabão e utilizar álcool em gel.
Outro ponto importante, são os cuidados dos cadáveres, mesmos após falecido, o vírus pode ainda está presente, portanto, tem que fazer os devidos processos do manejo de corpos, nesse sentido, é recomendado colocar em sacos impermeáveis, dessa maneira, a nossa empresa possuem sacos especiais e impermeáveis, sendo impressos conforme as normas exigidas, além de rígido e seguro.
É possível evitar a contaminação do coronavírus?
Seguindo as dicas acima, além de ficar em casa as chances de evitar a contaminação do coronavírus é maior. Portanto, empresas, comércios, instituições e organização governamental estão trabalhando de forma consciente e adequada para contribuir no combate do Covid-19. Mas, para isso, é necessário a população em geral, fazer à sua parte para diminuir os riscos do contágio.
 
											

